LULA MARQUES: O TEMOR DOS POLÍTICOS

Lula Marques nasceu em Brasília,  trabalhou durante 11 anos no Correio Braziliense onde passou por várias funções.Foi trabalhando no arquivo fotográfico do jornal que começou a se interessar pela futura profissão. Assumiu na fotografia da sucursal da Folha em Brasília em 1987, onde em 2013 se tornou coordenador de fotografia. Recebeu o Prêmio Folha de Fotografia de 1999, com um flagrante de Pedro Malan durante um desfile de 7 de setembro, em Brasília e o prêmio Esso de Jornalismo em 2000, com a foto que ilustrou a reportagem Conflito marca festa dos 500 anos, mostrando a violência policial contra os índios pataxós na comemoração de cinco séculos do descobrimento.

Como jornalista fotográfico Lula fez muitas matérias de Polícia, Cidade e, eventualmente, Esportes. Faziam parte do seu dia a dia. As coberturas de política eram as que mais exigiam um acompanhamento e conhecimento dos fatos mais importantes do momento, para garantir uma expressão ou um gesto significativo para o registro da história. “Todo um acontecimento deve estar contido numa só imagem”, confere ele. “Inclusive o clima reinante entre os presentes”. Com a família Marques é coautor do título Caçadores de Luz – Histórias de Fotojornalismo, assinado por Alan Marques, Lula Marques e Sérgio Marques e publicado pela editora Publifolha, em 2008. 

Os três irmãos contam em detalhes e imagem como realizaram algumas das principais fotos de suas carreiras, que ilustraram as páginas dos principais jornais do país. Cada foto tem uma bela história inserida.Participou também da 7ª edição do Imagem sem Fronteiras, como convidado especial, que deu a exposição o nome: Lula Marques – Um olhar Ético sobre o Fotojornalismo. Que foi aberta ao público em setembro de 2012, na Galeria Olho de Águia, em Taguatinga Norte. No currículo das belas imagens clicadas por Lula, estão várias viagens nacionais e internacionais. Com foco na cobertura política, acompanhou de perto os presidentes da Nova República e importantes fatos ocorridos no Congresso Nacional, como a Constituinte de 88 e o impeachment de Collor.
Lula Marques - arquivo pessoal
TRABALHOS:

Dilma, fica querida! 05 de Maio de 2016


Presidenta, Dilma, saída do planalto depois do impeachment. 12 de Maio de 2016


Posse do presidente interino, Michel Temer. 12 de Maio de 2016.



Presidente Hugo Chaves retratado no Palácio das Princesas 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GABRIELA BILÓ: A HUMANISTA

NAIR BENEDICTO: A TRANSGRESSORA

JOEL SILVA: O FOTÓGRAFO DE GUERRA